top of page
20230522_152623 (1)_edited.jpg
NOSSA HISTÓRIA

               O Instituto Giranda nasce no ano de 2021 em plena pandemia da covid-19, do desejo de estar na terra e pela terra, semeando e germinando práticas e conhecimentos.

Somos um instituto dedicado à realização de projetos educacionais, culturais e ambientais de desenvolvimento integral e transformação social, sediado em São José do Imbassaí, Maricá. Nossa missão é promover uma aprendizagem popular integrada à cultura e natureza, recriando a relação entre pessoas e o meio em que vivem. Para isso, exploramos a cultura local, as expressões artísticas e as tecnologias ancestrais e sociais aplicadas ao cotidiano.

               Desde 2021, realizamos diversas ações gratuitas em Maricá — como, por exemplo, o curso Construir com as Mãos (módulo Terra), realizado em setembro e outubro de 2021 e proporcionado pela Cooperar e pela Secretária de Agricultura de Pecuária e Pesca da Prefeitura de Maricá; o curso Construir com as Mãos (módulo Ar), nos dias 23 e 24 de abril de 2022, na sede do Instituto Giranda; o Cineclube das crianças, que aconteceu dia 27 de setembro e contou com a exibição do filme “O Menino e o Mundo” na praça Gilmar Teodoro dos Santos, em São José do Imbassaí; a Oficina de bombas de semente de girassol, realizada com alunas e alunos do 5° ano da E.M. do Retiro no dia 14 de março de 2023, em Maricá; a Roda e Oficina do Bumba Meu Boi Maranhense, com Cacau Amaral, na sede do Instituto Giranda, no dia 25 de junho de 2023; e a realização do filme documentário “Casa das Águas, um Asé de Efon”, sobre um tradicional terreiro de candomblé da cidade. O filme é de 2023 e teve sua estreia em maio de 2024.

               Em 2023, ganhamos nosso primeiro fomento através do PROAC, Programa Municipal de Arte e Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maricá, para realização do Projeto "Raízes de Maricá". E em 2024, ganhamos o recurso da Lei Paulo Gustavo para realização de nosso segundo filme: “O Sacy Daqui”, que fala das narrativas populares acerca dos Sacys de Maricá, e fomos certificados pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Popular e Tradicional.

bottom of page